Sobre a Schaeffler: 

O Grupo Schaeffler é um fornecedor global líder integrado dos setores automóvel e industrial. A empresa é reconhecida pelas suas soluções da mais alta qualidade, pela sua destacada tecnologia de ponta e pelo seu alto grau de inovação. Com componentes de precisão e sistemas para motores, transmissões e chassis assim como soluções de rolamentos para uma grande variedade de aplicações industriais, o Grupo Schaeffler contribui de forma decisiva para a “Mobilidade para o futuro”. Em 2018 a empresa gerou um volume de negócios de aproximadamente 14,2 bilhões de Euros. Com cerca de 92.500 colaboradores em todo o mundo, a Schaeffler é uma das maiores empresas de tecnologia de propriedade familiar e conta com uma rede mundial de aproximadamente 170 instalações, entre locais de produção, instalações de pesquisa e desenvolvimento e distribuidores, em mais de 50 países.

A Schaeffler na América do Sul: 

Sediada em Sorocaba, a Schaeffler do Brasil reúne as três principais marcas: INA, FAG e LuK. Além da planta fabril localizada no Brasil, a empresa possui operações em diversos países da América do Sul.

Os escritórios comerciais distribuídos em Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia), Santiago (Chile) e Lima (Peru) oferecem estrutura e proximidade ao crescente mercado sul americano.

O desafio: 

Sempre preocupada com o Meio Ambiente e a destinação correta dos resíduos, a Schaeffler já descartava de maneira ambientalmente correta 96% dos resíduos gerados, porém 4% dos resíduos ainda iam para Aterros Sanitários. Buscando alcançar a destinação sustentável para 100% dos resíduos anuais gerados, a empresa aderiu ao nosso programa Aterro Zero. 

A Solução: 

Nosso Programa Aterro Zero propõe visa a destinação ambientalmente adequada e sustentável de todos os resíduos e rejeitos, evitando ao máximo o envio para Aterros Sanitários. Por meio da reciclagem dos materiais em matérias-primas secundárias ou em combustíveis para energia renovável.

Com o início dessa parceira, em Março de 2019, passamos a realizar o coprocessamento de 784 toneladas anuais de resíduos que antes eram destinadas ao aterro. Transformando resíduos que antes iriam para aterros, em combustível renovável: CDR - Combustível Derivado de Resíduos.

CDR, por possuir um alto poder calorífico, é uma alternativa sustentável pois substitui combustíveis fósseis em cimenteiras.

Além disso, o programa está em atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS). Especificamente com o Objetivo 12.5: práticas de reduções da geração de resíduos até 2030.

✔ ATERRO ZERO
✖ ATERRO SANITÁRIO
  • Eliminação definitiva: técnica ambientalmente segura de eliminação total dos resíduos;
  • Redução das emissões atmosféricas;
  • Ferramenta sustentável para gestão de resíduos;
  • Substituição de recursos energéticos não renováveis;
  • Redução das atividades extrativas e seus impactos negativas;
  • Proporciona Economia Circular.
  • Ocupação de grande área para seu funcionamento;
  • A decomposição dos materiais produz gases que contribuem para a poluição atmosférica, são altamente inflamáveis e possuem forte odor;
  • Possibilidade de poluição do solo e água;
  • Desvalorização imobiliária nas áreas de seu entorno;
  • Queda na qualidade de vida de sua vizinhança.

Os resultados: 

Nossa cliente, Schaeffler Brasil, tornou-se uma empresa Aterro Zero. Agora, nenhum lixo ou resíduo da empresa é enviado ao aterro sanitário da região de Sorocaba, onde está localizada. Todos os resíduos gerados nas áreas administrativas e na fábrica têm uma destinação sustentável: são encaminhados para reciclagem, coprocessamento ou incineração.

Os benefícios do Aterro Zero para a Schaeffler Brasil

  • 8,6 mil árvores não cortadas para abastecer fornos das cimenteiras;
  • 2,4 milhões de kWh de energia podem ser gerados com esses resíduos;
  • Resíduos deixarão livres 1,6 mil m³ do aterro;

Reconhecimento Internacional: 

Com a conquista do certificado de empresa Aterro Zero, a Schaeffler Brasil ganhou destaque dentro do próprio Grupo Schaeffler, que conta com uma premiação global em reconhecimento a projetos de destaques no mundo e a planta brasileira ganhou na categoria sustentabilidade.

Publicação Linkedin Tamiris Vrunski - Chefe de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Schaeffler Brasil

Referências externas:

Schaeffler Brasil torna-se uma planta zero aterro

Linkedin Schaeffler

Sobre nós:

Atuamos a mais de 40 anos no segmento de gestão de resíduos e reciclagem. Somos reconhecidos pelo pioneirismo na reciclagem energética, certificados pelas ISO 14.001 e ISO 9001  para o mercado de energia limpa e sustentável, em nossa unidade Salmeron Madeiras, e pelo amplo investimento em melhorias e inovações no serviço de Gestão Total de Resíduos (coleta, tratamento, reciclagem, recuperação, armazenamento, descaracterização, valorização e comercialização de diversos tipos de resíduos). Somos licenciados pelos órgãos competentes (CETESB, FSC e IBAMA).

Entre em contato conosco e destine todos os seus resíduos corretamente.

Parabéns ao grupo salmeron

Deixe um comentário:
*

Your email address will not be published.