O que sobrará de você daqui 200, 400, 1000 anos?
O seu resíduo!

Os recursos do nosso planeta são finitos. É por isso que temos processos de última geração para reciclar, recuperar e valorizar todos os tipos de resíduos.

Hoje é o dia Mundial/Internacional da Reciclagem, e convidamos você a refletir sobre a importância desta data.

O que é Reciclagem? 

Reciclagem é um conjunto de processos para reaproveitamento dos materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. Assim, materiais que antes seriam destinados ao lixo, podem ser reutilizados como matéria-prima para novos produtos.

Em palavras mais simples, Reciclar é reaproveitar o melhor de cada resíduo descartado e deixá-lo pronto para um novo uso, seja como matéria-prima para confecção de novos produtos ou como fonte de energia, por meio do CDR - Combustível Derivado de Resíduos.

Saiba a diferença entre Resíduo e Rejeito: Acesse aqui.

Por que a reciclagem existe?

A reciclagem existe por quê temos alguns problemas: Alto volume de lixo gerado em tudo o que fazemos, o descarte incorreto do mesmo e o tempo de decomposição de cada material.

Segundo a Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) - no Brasil são produzidos mais de 80 milhões de resíduos anualmente. No lixo convencional (não orgânico e doméstico) constata-se que, enquanto aproximadamente 45% do lixo produzido é reciclável apenas 2% é reciclado. Dentre os materiais reciclados: 4% é metal; 3% é vidro; 3% é plástico. Papel e papelão somam 25%.  O restante do lixo vai para lixões (75%), aterros controlados (13%) e aterros sanitários (10%).

Nos últimos 5 anos foram enviados para lixões 45 milhões de toneladas de materiais recicláveis, que poderiam movimentar mais de R$ 3 bilhões por ano caso tivessem a destinação correta. Saiba mais sobre o problema dos Aterros Sanitários.

Tempo de decomposição de cada material: 

 

Em Agosto de 2010, foi promulgada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que visa organizar a forma com que o Brasil lida com o lixo gerado e também fortalecer a cobrança por transparência  dos setores públicos e privados no gerenciamento de seus resíduos. Porém, 9 anos depois e ainda temos problemas como a existência de Lixões a céu aberto. Por isso, a atitude deve partir de nós.

Coleta Seletiva - Como separar de forma adequada? 

Em casa ou na empresa que você trabalha, saiba onde descartar cada resíduo. Faça sua parte, viabilizando o processo de reciclagem:

A Salmeron:

Reciclagem, Valorização e Recuperação de Resíduos tem sido uma de nossas atividades desde 1979! Ao longo destes anos, já reciclamos mais de 6 milhões de toneladas e evitamos mais de 20 milhões de m³ de aterro.

Lidamos com todo tipo de material - do papel a madeira, de resíduos de construção e aço até plásticos e metais preciosos. Pensando sempre na economia de recursos, redução de custos e redução da pegada ambiental.

A classificação, reciclagem e recuperação de resíduos necessita de conhecimentos técnicos especializados e de uma grande capacidade de adaptação tecnológica, tendo em vista que para reutilização de cada material é preciso conhecimento das suas restrições e particularidades.

Entre em contato conosco e destine todos os seus resíduos corretamente.

Deixe um comentário:
*

Your email address will not be published.