Qual a Importância da Reciclagem de Madeira?

 

A reciclagem de madeira a princípio ficou conhecida a partir das décadas 80 e 90. Isso pela grande preocupação no momento em que o desmatamento sobretudo alertou não apenas a necessidade em manter a proteção dos ecossistemas, assim também ao propósito da qualidade de vida das pessoas.

 

Conforme levantamento feito pela ONU, atualmente são destruídos quase 7 milhões de hectares de florestas naturais no mundo, em resumo certamente um dado preocupante para o presente e o futuro, contudo ainda é possível reverter esse cenário. Como resultado dessa crescente conscientização, Até hoje estamos evoluindo, e contribuindo para a vida!

 

A madeira residual é um recurso precioso que estão disponíveis em grandes quantidades. A crescente conscientização de preservação do meio ambiente não apenas contribuem para desenvolver a conduta do ser humano, por certo a preservação dos recursos também garante o ciclo da reciclagem de madeira. Todas as madeiras que chegam ao fim da vida útil do produto, igualmente podem ser utilizados na reciclagem do material.

Vantagens da Reciclagem de Madeira

A reciclagem de madeira e outros resíduos contribui para a preservação dos recursos naturais, igualmente promove o desenvolvimento da consciência ambiental e o melhor aproveitamento dos resíduos, sendo contudo uma excelente alternativa para a geração de energia através da Biomassa, sobretudo a preservação do meio ambiente.

 

Qualquer tipo de Madeira pode ser Reciclada?

 

Confira abaixo as características do tipo de madeira para reciclagem

  • Dormentes retirados de linhas ferroviárias;
  • Paletes normalmente usados na industria para o transporte de produtos ou na logística interna da empresa;
  • Caixas de Madeira usado para transportar equipamentos industriais;
  • Troncos e Galhos de podas previamente autorizado conforme a lei;
  • Madeiras de demolição de qualquer tipo;
  • Madeiras de residências como: portas, janelas, ripas, guarda-roupas, criado- mudo, camas, objetos em geral;
  • Madeiras em geral proveniente da construção civil e outros setores.

 

Madeira Processada para a Geração de Energia

 

1° Passo

Coleta e o transporte dos resíduos de madeira, feito isso, o processo de reciclagem é realizado com equipamentos apropriados, a partir de um processo de trituração primária.

2º Passo

Logo após, os resíduos de madeira passam por um processo de triagem manual onde componentes metálicos, de plásticos, de papéis e outras impurezas são removidas, separados e destinados corretamente.

3º Passo

Em seguida, a madeira passa pela trituração secundária, adequando-se o tamanho dos cavacos de acordo com a necessidade de nossos clientes.

4º Passo

Nosso produto final é uma biomassa livre de impurezas e com alto poder calorífico, sendo um combustível de alta qualidade, com rastreabilidade ambiental, proporcionando economia aos nossos clientes.

No processo de reciclagem de madeira, a madeira ganha valor energético, sendo utilizada como biomassa, evitando seu descarte em locais inadequados e em aterros.

 

Por que a Salmeron?

Somos referência no segmento ambiental

Com quase 40 anos de atuação. Nos tornamos especialistas na reciclagem, na recuperação e gestão dos mais diversos tipos de resíduos, na geração de energia através de fontes renováveis, na emissão de certificados e na mentoria do conceito aterro zero.

Inovação é imprescindível em nossas atividades

Utilizamos tecnologia de ponta nos nossos equipamentos e em nossas instalações. Sempre coerentes com os principais conceitos dos órgãos ambientais (ISO 9001 e 14001).

Emissão de certificados de destinação

Garantimos a destinação final correta de todos os materiais coletados.

Somos licenciados pelos órgãos competentes

CETESB e IBAMA

Seja uma empresa certificada pelo Programa Aterro Zero

Nosso Programa Aterro Zero está em atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS). Com o Objetivo 12.5: práticas de reduções da geração de resíduos até 2030.

Entre em Contato

Qual serviço você gostaria de obter mais informações?


Como podemos te ajudar?