Reciclagem
de Plásticos

A cada 1 tonelada de plástico reciclado, há uma economia de 130 Kg de petróleo, um recurso natural que pode se esgotar em menos de 40 anos. Oferecemos soluções de reciclagem e recuperação para todos os tipos de plásticos à medida das suas necessidades. Com vasta experiência, nós garantimos que os polímeros reciclados são utilizados produtivamente e de forma ambientalmente correta, ganhando valor como matéria-prima, proporcionando a melhor solução financeira possível para nossos clientes.

O plástico é um material que se tornou parte do cotidiano das pessoas e por existirem infinitas formas, sua reciclagem se torna um desafio, já que são sete tipos mais conhecidos, mas milhares de tipos diferentes para aplicações específicas com composições e estruturas variadas, que na grande maioria das vezes precisam ser separados e reciclados individualmente. Por isso, a identificação e separação adequada deste material é um ponto chave para obter sucesso em sua reciclagem e manufaturar produtos de qualidade. A reciclagem de plásticos traz uma enorme vantagem ambiental pois evita o consumo de petróleo, além de reduzir gastos energéticos, consumo de água e reduzir a poluição.

Segundo levantamento realizado pela Ellen MacArthur Foundation, a alta versatilidade do plástico fez com que nos últimos 50 anos sua produção desse um salto de 15 milhões de toneladas em 1964 para 311 milhões em 2014. 8 bilhões de toneladas desses plásticos produzidos são despejadas nos oceanos todos os anos, segundo o mesmo levantamento. Se nada for feito para reverter essa situação, em 2050, haverá mais plásticos do que peixe nos oceanos (medida calculada em peso). A Salmeron atua para reverter esse cenário, buscando sempre encontrar o equilíbrio entre a redução de custos para as empresas e a preservação ambiental.

Como é feita a Reciclagem de Plásticos

Os processos de reciclagem de plásticos mais comuns são a reciclagem mecânica e a reciclagem energética. O processo predominante no Brasil e no mundo é a reciclagem mecânica, a identificação e separação adequada dos diferentes tipos de plásticos, como já citadas anteriormente, são etapas cruciais do processo. Por isso, ao invés da tradicional separação manual, nós investimos em formas de realizar esse processo automaticamente, através de uma avançada tecnologia para separação dos plásticos, com um maquinário equipado com sensores ópticos de última geração, proporcionando um material de qualidade para a manufatura de produtos de plástico reciclado.

Quando necessário realiza-se a trituração do plástico e posteriormente seu enfardamento para facilitar o processo e também o transporte do material. Em seguida ele passa por vários processos mecanizados para remover poeira e sujeiras, lavado e moído em flakes, para realizar a extrusão.

Pode ser aplicado o processo de flotação para separar plásticos de contaminantes. Em seguida o material é conformado em grânulos ou pellets, que são enviados a plantas de manufatura para serem transformados em novos produtos.

Classificação dos plásticos

De acordo com os critérios internacionais da norma técnica (NBR 13.230:2008), é possível identificar o tipo do material conforme o código que corresponde a resina utilizada ou as preponderantes, no caso de uma mistura, da seguinte forma:

 PET – Politereftalato de Etileno
Aplicação da resina: garrafa de refrigerante (carbonatada), água, óleo comestível e embalagem alimentícia e de produto de beleza, etc.
Uso reciclado: indústria têxtil, fibra para carpete e estofamentos, acessórios e objetos diversos, etc.
 PEAD – Polietileno de Alta Densidade
Aplicação da resina: garrafa de iogurte, leite, suco, embalagem de produto de limpeza, pote de sorvete, frasco de xampu, saco de lixo, brinquedos, etc.
Uso reciclado: embalagem de produto de limpeza, de óleo para motor, tubulação de esgoto, conduíte, etc.
 PVC – Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil)
Aplicação da resina: filme estirável, frasco de produtos de higiene, blister, garrafa de água mineral, bolsa de sangue, indústria de calçados, etc.
Uso reciclado: Mangueira de jardim, tubulação de esgoto, cones de sinalização, cabos em geral, etc.
 PEBD – Polietileno de Baixa Densidade
Aplicação da resina: filmes encolhíveis, embalagens flexíveis para leite, iogurte, sacolinhas de compras e de supermercado, sacaria industrial, sacos de lixo, envoltório para mudas de plantas, etc.
Uso reciclado: envelopes, filmes, sacos em geral, tubulação para irrigação, etc.
 PP – Polipropileno
Aplicação da resina: filmes para alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, utilidades domésticas, potes, fraldas, seringas descartáveis, etc.
Uso reciclado: caixas e cabos de bateria de automóvel, vassoura,escova, bandejas, etc.
 PS – Poliestireno
Aplicação da resina: pote de iogurte, sorvete, doce, frascos, bandeja de supermercados, parte interna da porta de geladeiras, prato, tampas, aparelho de barbear descartável, brinquedo, etc.
Uso reciclado: placa de isolamento térmico, bandeja, etc.
 OUTROS

Neste grupo estão classificados os outros tipos de plásticos, como ABS/SAN, EVA, PA, etc.
Aplicação da resina: normalmente são encontrados em peças técnicas e de engenharia, solados de calçados, material esportivo, corpos de computadores e telefones, CD’S, etc.
Uso reciclado: se misturados, podem ser aproveitados em madeira plástica, reciclagem energética, etc.

Por que a Salmeron?

Somos referência no segmento ambiental

Com quase 40 anos de atuação. Nos tornamos especialistas na reciclagem, na recuperação e gestão dos mais diversos tipos de resíduos, na geração de energia através de fontes renováveis, na emissão de certificados e na mentoria do conceito aterro zero.

Inovação é imprescindível em nossas atividades

Utilizamos tecnologia de ponta nos nossos equipamentos e em nossas instalações. Sempre coerentes com os principais conceitos dos órgãos ambientais (ISO 9001 e 14001).

Emissão de certificados de destinação

Garantimos a destinação final correta de todos os materiais coletados.

Somos licenciados pelos órgãos competentes

CETESB e IBAMA

Seja uma empresa certificada pelo Programa Aterro Zero

Nosso Programa Aterro Zero está em atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS). Com o Objetivo 12.5: práticas de reduções da geração de resíduos até 2030.

Entre em Contato

Qual serviço você gostaria de obter mais informações?


Como podemos te ajudar?