Estudos
e Consultorias Ambientais

Com consumidores cada vez mais exigentes,a certificação ambiental se tornou um critério de análise ao histórico ambiental dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, e também, sua responsabilidade socioambiental. Por isso nós colaboramos com as empresas que possuem responsabilidade Sócio Ambiental e que contribuem para a redução dos impactos ambientais com estudos e consultorias ambientais.

Estes selos e certificações são instrumentos que auxiliam os consumidores a ter ciência sobre os impactos ambientais da produção, consumo e descarte de produtos ou dos impactos causados por serviços prestados, levando a uma alteração no padrão de consumo e consequentemente à redução dos impactos negativos sobre o meio ambiente.

A certificação ambiental é concedida a empresas que respeitam os dispositivos legais referentes às questões ambientais e apresentam determinados procedimentos exigidos pelo órgão certificador, de forma a garantir que os processos de geração de seus produtos ou a prestação de serviços estão de acordo com as exigências atuais. A análise do processo produtivo das empresas deve envolver desde a obtenção de matéria prima, o descarte de resíduos, a qualidade ambiental do produto gerado, o potencial para reciclagem, a biodegradabilidade, entre diversos outros aspectos.

Grande parte dos nossos clientes tiverem seu reconhecimento em premiações nacionais, que dizem respeito aos seus processos e como eles se importam com as questões ambientais. Por isso investimos em uma equipe de profissionais capacitados para assessorar nossos clientes a obterem suas certificações ambientais, auxiliando também na implantação de Sistemas de Gestão Integrada que garantem uma estrutura atualmente essencial que além de auxiliar na certificação da empresa, traz melhorias significativas no desempenho organizacional e na eficiência dos procedimentos em todos os setores da empresa.

 

PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos:

Nós elaboramos um PGRS que abrange procedimentos e técnicas que garantem o correto gerenciamento dos resíduos, garantindo que os impactos ambientais e o risco para a população e para o meio ambiente sejam os menores possíveis, sempre de acordo com a legislação e autoridades competentes, garantindo a satisfação de nossos clientes.

Por isso, olhamos com cuidado para o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) que se trata de um documento que descrevemos ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos. Observadas suas características, é contemplado os aspectos referentes à geração, separação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos de classe I, IIA e IIB, de modo a minimizar possíveis impactos ambientais e proteger a saúde pública e o meio ambiente. Para nós, o PGRS é um instrumento de planejamento integrado muito importante para o gerenciamento de resíduos em todas as suas etapas, possibilitando que nossa equipe, estabeleça de forma sistemática e integrada metas, programas, sistemas organizacionais e tecnologias, de acordo com o local a ser implementado.

 

Elaboração de CADRI

O CADRI - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental nada mais é que um documento que descrevemos para aprovar a movimentação de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, devidamente licenciados ou autorizados pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), sendo exigido para as duas classes de resíduos:

RESÍDUOS CLASSE I (PERIGOSOS) – Possuem características como corrosividade, inflamabilidade, patogenicidade, reatividade ou toxicidade, e trazem riscos à saúde pública e/ou ao meio ambiente.

RESÍDUOS CLASSE IIA (NÃO INERTES) – Resíduos que não se enquadram nas classes I e IIB (Inertes), podendo apresentar características como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

Para colaborar com as empresas, para que elas evitem multas e estarem fora da legislação, proporcionamos um serviço de gerenciamento de resíduos completo, tornando-se muito mais eficaz e controlado, atendendo às necessidades do cliente e às legislações pertinentes.

 

Licenciamento Ambiental

É um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, que tem como objetivo principal licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.

Através das agências ambientais como o caso da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - o licenciamento ambiental atua como uma forma do poder público acompanhar e fiscalizar indústrias e empreendimentos em fases de instalação e em operação. Por isso, por se tratar de um procedimento de certa complexidade, e que exige prática e conhecimento, nós contamos com uma equipe de profissionais especializada, que atuará de modo a garantir maior tranquilidade e menor risco durante a vigência das licenças.

Por que a Salmeron?

Somos referência no segmento ambiental

Com quase 40 anos de atuação. Nos tornamos especialistas na reciclagem, na recuperação e gestão dos mais diversos tipos de resíduos, na geração de energia através de fontes renováveis, na emissão de certificados e na mentoria do conceito aterro zero.

Inovação é imprescindível em nossas atividades

Utilizamos tecnologia de ponta nos nossos equipamentos e em nossas instalações. Sempre coerentes com os principais conceitos dos órgãos ambientais (ISO 9001 e 14001).

Emissão de certificados de destinação

Garantimos a destinação final correta de todos os materiais coletados.

Somos licenciados pelos órgãos competentes

CETESB e IBAMA

Seja uma empresa certificada pelo Programa Aterro Zero

Nosso Programa Aterro Zero está em atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS). Com o Objetivo 12.5: práticas de reduções da geração de resíduos até 2030.

Entre em Contato

Qual serviço você gostaria de obter mais informações?


Como podemos te ajudar?