Descontaminação
e Reciclagem de Veículos

A reciclagem de veículos é uma atividade que traz diversos benefícios, tanto ambientais quanto econômicos.  Além da indiscutível importância econômica, nosso trabalho contribui para estreitar parcerias entre produtores de materiais, fabricantes de autopeças e montadoras. A interdependência entre os detentores das matérias primas e dos fabricantes de automóveis vem contribuindo com o aumento da conscientização ambiental em relação ao esgotamento dos recursos naturais, sendo assim, a reciclagem veicular – através da economia circular, tornou-se etapa obrigatória no ciclo de vida de um veículo.

Em alguns países, como EUA e Japão, a reciclagem veicular é realizada de forma quase sistêmica. Basicamente, esse processo se resume em encaminhar os veículos antigos, que estão fora de circulação ou ELV (End of Life Vehicle – veículos em fim de vida útil), para os pátios de reciclagem, onde é realizada a desmontagem, classificação e fragmentação dos componentes do veículo. A desmontagem inicia-se com a descontaminação e drenagem de fluídos, são eles:

  • Combustível remanescente nos tanques;
  • Óleo lubrificante do reservatório do motor;
  • Óleo hidráulico do sistema de freio;
  • Óleo hidráulico do sistema de direção;
  • Gases do sistema de ar-condicionado.

Os fluidos que antes causavam impactos ambientais devido à sua toxicidade são coletados e armazenados em recipientes adequados para serem encaminhados aos centros de reciclagem ou processamento. Em seguida é feita a remoção dos dispositivos de segurança ou mais conhecidos como airbag. Os airbags são constituídos por um balão de ar, onde em seu interior encontram-se pastilhas de nitrogênio que ao receberem uma descarga elétrica se infla rapidamente. Esse sistema garante a segurança dos passageiros, protegendo-os contra danos físicos, principalmente no rosto, peito e coluna. Ao final da descontaminação e remoção de alguns equipamentos, é iniciada a desmontagem manual dos componentes do veículo para que esses sejam classificados, fragmentados em porções menores e revendidos para fabricação de novos produtos.

Pensando no futuro das próximas gerações, nós acreditamos que essa atividade irá contribuir com a sustentabilidade de nosso planeta, sendo assim, contamos com uma equipe focada e equipamentos apropriados para aperfeiçoar e intensificar a realização da descontaminação dos veículos e a reciclagem de seus componentes.

⚠ Somente veículos autorizados e com documentação.

Por que a Salmeron?

Somos referência no segmento ambiental

Com quase 40 anos de atuação. Nos tornamos especialistas na reciclagem, na recuperação e gestão dos mais diversos tipos de resíduos, na geração de energia através de fontes renováveis, na emissão de certificados e na mentoria do conceito aterro zero.

Inovação é imprescindível em nossas atividades

Utilizamos tecnologia de ponta nos nossos equipamentos e em nossas instalações. Sempre coerentes com os principais conceitos dos órgãos ambientais (ISO 9001 e 14001).

Emissão de certificados de destinação

Garantimos a destinação final correta de todos os materiais coletados.

Somos licenciados pelos órgãos competentes

CETESB e IBAMA

Seja uma empresa certificada pelo Programa Aterro Zero

Nosso Programa Aterro Zero está em atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS). Com o Objetivo 12.5: práticas de reduções da geração de resíduos até 2030.

Entre em Contato

Qual serviço você gostaria de obter mais informações?


Como podemos te ajudar?