Aterro Zero - um conceito importante para indústrias do futuro

Para onde vão os resíduos descartados da sua empresa?


Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo), somente no estado, são geradas mais de 20 milhões de toneladas de lixo industrial sólido por ano. Dessa quantidade, 47% não são tratados pelas indústrias.


Estes números representam quase 10 milhões de toneladas de resíduos produzidos em apenas um dos estados brasileiros. Se considerarmos toda produção industrial do país, a quantidade é muito mais preocupante.


De acordo com o Departamento de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil recicla somente 13% dos resíduos industriais. Isso significa que cerca de 87% dos resíduos industriais são destinados para Aterros Industriais ou Incineração.


Diante dessa realidade, o Grupo Salmeron decidiu tomar uma atitude para contribuir com a solução do problema. Assim nasceu o programa pioneiro Aterro Zero, uma marca registrada da Salmeron, que visa reduzir os impactos industriais no meio ambiente.


O que é Aterro Zero?

O conceito de 'aterro zero' propõe a destinação ambientalmente adequada de todos os rejeitos com aproveitamento de seu potencial energético, proporcionando a diminuição do uso dos aterros (sanitários e industriais).


A meta do programa Aterro Zero Salmeron é permitir que os resíduos de nossos clientes não sejam mais enviados para os aterros, aumentando o percentual de reaproveitamento de resíduos gradativamente, com ações de melhoria contínua na gestão de resíduos, além de projetos de pesquisas em busca de soluções para os mais diversos tipos de resíduos que ainda não possuem destinação ambientalmente correta.


O Programa Aterro Zero Salmeron, por meio da reciclagem energética, promove a economia circular e colabora efetivamente com a redução dos impactos ambientais, transformando resíduos em CDR.


O que é CDR?

CDR - Combustível Derivado de Resíduos nada mais é do que a utilização de resíduos como combustíveis para geração de energia.


A Salmeron conta com a seleção de resíduos com alto teor calorífico que podem ser reaproveitados como combustíveis, como resíduos sólidos não perigosos, Classe II, sempre atendendo às especificações de nossos clientes.


Para a produção de CDR são separados os resíduos não valorizáveis resultantes da triagem de resíduos industriais e resíduos de construção e demolição, os quais antigamente tinham como destino final os aterros industriais.


Este combustível é geralmente utilizado para geração de calor em fornos industriais e fornalhas de siderúrgicas, metalúrgicas além do setor papeleiro ou cerâmico.



Desenvolvimento comprovadamente mais sustentável

O programa Aterro Zero está em conformidade às normas internacionais de preservação ambiental, uma vez que atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS). Especificamente com o Objetivo 12.5: práticas de reduções da geração de resíduos até 2030.


O processo de gerenciamento para atingir as metas de Aterro Zero possui as seguintes etapas:

  • Mapeamento da geração dos resíduos

  • Avaliação das possibilidades de prevenção e/ou redução da geração de resíduos

  • Estudo da possibilidade de reaproveitamento do resíduo gerado

  • Classificação, codificação e cadastro do resíduo

  • Identificação, triagem, armazenamento do resíduo

  • Avaliação de parceiros ambientais e empresas recicladoras

  • Disposição final

  • Relatório mensal de gerenciamento dos resíduos


Para se tornar uma empresa com certificação Aterro Zero, entre em contato com o Grupo Salmeron.





27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo