Logística reversa - A reciclagem de painéis solares

Com a popularização da energia solar no Brasil, cresce a preocupação com o descarte correto dos painéis fotovoltaicos. Conheça a importância das soluções de logística reversa da Salmeron para esse setor.


As placas solares fotovoltaicas contribuem para a preservação dos recursos naturais do planeta, pois geram energia sustentável e limpa, convertendo a luz do sol em eletricidade.

E para seguir o ciclo de sustentabilidade, o descarte de painéis solares também precisa ser realizado de forma correta. Pensando nisso, a Salmeron Ambiental realiza a reciclagem de placas solares e de todos os seus componentes.


O mercado de energia solar no Brasil tem crescido exponencialmente. Segundo a Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, em 2020, a geração dessa energia renovável cresceu 68,7% em território nacional.


Graças ao alto índice de irradiação solar, o Brasil dispõe de condições ideais para o bom desempenho do sistema fotovoltaico. Além disso, as constantes crises hídricas que encarecem a energia elétrica convencional e o aumento da consciência ambiental por parte da população e das indústrias, impulsionam a busca por uma fonte renovável e econômica de energia.


Com a popularização da energia solar no Brasil, cresce também a preocupação com o descarte responsável desses equipamentos. Afinal, uma tecnologia tão importante para o meio ambiente não pode se tornar um agente poluidor ao ser descartado de forma incorreta.


Um módulo fotovoltaico de silício ou arseniato de gálio dura em média 25 anos até atingir sua vida útil. Em sua composição, encontram-se materiais como alumínio, polímeros, vidro, silício cristalino e metais nobres, como a prata e o cobre.

Mas os painéis solares podem vir a ser descartados por diversas razões, como acidentes climáticos e outras ocorrências que venham a danificar seus componentes e placas.


Por ser especialista no beneficiamento de resíduos, o Grupo Salmeron possui tecnologia, mão de obra e frota especializada na coleta, recuperação e destinação correta de painéis solares, garantindo que seus resíduos sejam reinseridos na cadeia produtiva.