Economia Circular

A economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, opondo ao processo produtivo linear o processo circular, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo.

Atualmente, o modelo de desenvolvimento industrial mais utilizado pelo homem é definido como linear, ou seja, a produção de bens respeita a seguinte ordem: extração de matéria-prima, fabricação, uso dos produtos e descarte. Esse modelo é responsável por provocar a escassez dos recursos naturais e traz impactos negativos não só para o planeta, mas para a sua empresa. Considere que seu preço final aumentou pela dificuldade em produzir em relação a extração de materiais. Como mudar isso?

 A tomada de decisão é crucial, sendo assim, o modelo que se sustentou por anos, priorizando somente o fator preço, trará consequências desastrosas para as empresas e para o meio-ambiente com a poluição, degradação e intoxicação de ecossistemas e seres vivos.

O modelo de Economia Circular surgiu para transformar o atual modelo linear em um modelo circular de produção no qual os materiais que antes eram descartados, agora retornam ao ciclo produtivo através da logística reversa, reutilização, recuperação ou reciclagem, atingindo assim, o ciclo fechado de produção, ou seja, fazer mais, com menos, com equilíbrio do aspecto social, ambiental e econômico.

Com um mercado cada vez mais competitivo, e clientes mais exigentes, as empresas devem estar atentas às práticas que trarão mais rentabilidade, otimização do processo e segurança na execução do trabalho, assim sendo, desenvolvemos tecnologias e trabalhamos de acordo com as normas ambientais. As empresas que se tornaram nossos clientes, tiveram melhora no curto prazo, entrega e qualidade, além de um diferencial competitivo e economia considerável.

A Salmeron atua há mais de 39 anos no segmento de gestão de resíduos e reciclagem. Somos reconhecidos pelo pioneirismo na reciclagem energética, certificados pelas ISO 14.001 e ISO 9001  para o mercado de energia limpa e sustentável, em nossa unidade Salmeron Madeiras, e pelo amplo investimento em melhorias e inovações no serviço de Gestão Total de Resíduos (coleta, tratamento, reciclagem, recuperação, armazenamento, descaracterização, valorização e comercialização de diversos tipos de resíduos). Somos licenciados pelos órgãos competentes (CETESB, FSC e IBAMA).

Entre em contato conosco e destine todos os seus resíduos corretamente.

Deixe um comentário:
*

Your email address will not be published.