O que para muitos é considerado "lixo", para nós, sempre foi uma oportunidade de transformação

O Grupo Salmeron é um negócio familiar, fundado em 1979. No entanto seu início antecede seu ano formal de criação, pois o histórico da Família Salmeron com resíduos se dá desde os anos 50, com o emigrante espanhol Francisco Salmeron Cabrerizo (avô dos atuais diretores) que trabalhava como catador de sucatas nas ruas de Granada, Espanha.

O que para muitos era considerado lixo, para família Salmeron sempre foi uma oportunidade de transformação. E foi da coleta de materiais com uma simples carroça para os transportes especiais para cada tipo de resíduo, da seleção manual dos resíduos para a nossa usina de triagem automática por leitor óptico e da descaracterização manual utilizando machados para as máquinas de picadores e trituradores de última geração, da reciclagem de materiais para a reciclagem energética, do aterro sanitário para o conceito de aterro zero, que nasceu o Grupo Salmeron.

Atualmente somos reconhecidos pelo pioneirismo na reciclagem energética, certificados pela ISO 14.001:2004 para o mercado de energia limpa e sustentável, em nossa unidade Salmeron Madeiras, e pelo amplo investimento em melhorias no serviço de Gestão Total de Resíduos (coleta, tratamento, reciclagem, recuperação, armazenamento, descaracterização, valorização e comercialização de diversos tipos de resíduos) e nos estudos e consultorias ambientais. Com unidades localizadas em Campinas/SP, Jundiaí/ SP, Cotia/SP,  Sorocaba/SP (3) e São Pedro do Ivaí/PR, também atuamos em unidades internas em mais 21 clientes de segmentos diferenciados. Licenciados pelos órgãos competentes (CETESB e IBAMA), totalizando mais de 2000 clientes atendidos com dedicação, personalização, inovação e eficiência. Sempre com o compromisso de contribuir para a vida através das nossas atividades, visando a redução dos impactos ambientais e a proteção ao meio ambiente.

Linha do Tempo

Role para Baixo

ONDE TUDO COMEÇOU...

1954

A nossa história começa em Granada, Espanha, com Francisco Salmeron Cabrerizo (avô dos atuais diretores do Grupo Salmeron) que era catador de sucatas. Em janeiro de 1954, com as dificuldades pós-guerra, Francisco parte para o Brasil em busca de uma vida mais próspera para sua família. Começou a trabalhar como agricultor em um sítio em Salto de Pirapora/SP e, ao perceber a quantidade de objetos descartados incorretamente na rua, decide coletar, tratar e comercializar sucatas metálicas, ossos de açougues (mercado de botões). Francisco Salmeron sempre enxergou valor em cada tipo de resíduo. O que para muitos era considerado lixo, para ele era uma oportunidade de transformar.

1954
1955

1955

Após 1 ano de muito trabalho, conseguiu adquirir uma carroça - para carregar mais resíduos - e uma chácara própria, iniciando a atividade de descaracterização e reciclagem de automóveis.

1979

Foram 24 anos trabalhando na área de forma informal, até que em Abril de 1979, com ajuda de seus filhos, Juan e Francisco (pai dos atuais diretores), funda a Salmeron Aparas de Papel e a Salmeron Sucatas, ambas em Sorocaba/SP.

1979
1985

1985

Anos de altos e baixos, para Francisco Salmeron Filho e sua família, com dificuldades financeiras, mudanças de cidade e atuação em outro segmento (terraplanagem, areia e cimento para construção civil).

1998

Em 1998, Francisco Salmeron Filho notou uma oportunidade de retornar ao trabalho que amava, o ramo de reciclagem, atendendo a demanda de produção de biomassa de uma das maiores indústrias têxteis do Brasil. Tornando-se pioneiro nas atividades de reciclagem energética no país, ao aplicar conceitos da reciclagem de sucatas metálicas, papel e papelão para a reciclagem de madeiras.

1998
2001

2001

Visando a otimização logística e a redução de custos, no ano de 2001, funda a Salmeron Madeiras, localizada na Raposo Tavares Sorocaba/SP.

2008

Em 2008, Ricardo Salmeron, filho mais velho de Francisco, após o falecimento de seu pai, assume a diretoria da empresa tomando grandes decisões como: a recompra da Salmeron Sucatas Metálicas e a expansão do grupo com aquisição de novas unidades.

2008
2009

2009

Inauguração da unidade Capuava em Cotia/SP, focada na Gestão de Resíduos de Madeiras e Biomassa.

2010

Início das atividades em Jundiaí/SP também dedicada a Gestão de Resíduos de Madeira e Biomassa.

2010
2012

2012

Abertura de mais uma unidade de Gestão de Resíduos de Madeiras e Biomassa em Campinas/SP.

2013

Buscando a integração e gestão total de diferentes resíduos (plástico, papel e papelão), cria-se a unidade matriz Biosfera na Av. dos Bandeirantes em Sorocaba/SP . Expansão da unidade e início do trabalho de reciclagem energética com a blendagem e o coprocessamento de resíduos (CDR).

2013
2017

2017

Ampliamos nosso trabalho para o Sul do país com uma nova unidade focada em Gestão de Resíduos de Madeira e Biomassa em São Pedro do Ivaí/Paraná.

2018

Novo negócio: Terceirização de Caldeira com a unidade Rio de Janeiro/RJ.

2018

E CONTINUA...