Biomassa
A partir de uma análise das necessidades de cada cliente, nós passamos a projetar, investir, construir e operar plantas de cogeração de energia (vapor ou eletricidade), garantindo, através da produção própria de biomassa, segurança de suprimento, redução nos custos de energia e nas emissões de carbono. A mais recente conquista no âmbito de preservação florestal é a certificação FSC, a qual garante que a madeira utilizada para produção de biomassa provém de um processo produtivo sustentável, ou seja, ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável.
A biomassa, do ponto de vista energético, é toda a matéria orgânica que pode ser usada para a produção de energia, sendo considerada uma fonte renovável. Para a produção de energia através da biomassa são necessários processos, como por exemplo, a combustão de madeira para produção de energia. A vantagem da produção de energia através de biomassa é o baixo custo e o reaproveitamento de resíduos, além de ser menos poluente que outras formas de energias como aquelas obtidas a partir de combustíveis fósseis.
A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mas como este gás havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 para a atmosfera é considerado nulo, fechando assim o ciclo de renovação da biomassa. Garantindo a empresa que utilizá-lo, economia considerável em seus processos e ganho de mercado, por possuírem vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Quais são os possíveis combustíveis:
- Cavaco de madeira de eucalipto com rastreabilidade e certificado;
- Cavaco de madeira de Pinus com rastreabilidade e certificado;
- Serragem de eucalipto;
- Maravalha de pinus;
- Casca de café, arroz, coco, eucalipto e/ou amendoim;
- Capim elefante;
- Floresta energética;
- Fibra de dendê;
- Bagaço de cana;
- Sorgo energético;





Por que a Salmeron?
Com quase 40 anos de atuação. Nos tornamos especialistas na reciclagem, na recuperação e gestão dos mais diversos tipos de resíduos, na geração de energia através de fontes renováveis, na emissão de certificados e na mentoria do conceito aterro zero.
Utilizamos tecnologia de ponta nos nossos equipamentos e em nossas instalações. Sempre coerentes com os principais conceitos dos órgãos ambientais (ISO 9001 e 14001).
Garantimos a destinação final correta de todos os materiais coletados.
CETESB e IBAMA
Nosso Programa Aterro Zero está em atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS). Com o Objetivo 12.5: práticas de reduções da geração de resíduos até 2030.