outsourcing-biovapor

A indústria enfrenta questões ambientais, econômicas, políticas regulatórias e operacionais cada vez mais complexas. A Salmeron apoia a sua empresa em uma abordagem de parceria, para melhorar seu desempenho econômico e ambiental, assim, ajudando-a progredir em direção ao sucesso.

O desafio: 

A emissão de CO2 resulta na elevação do efeito estufa e acarreta nas mudanças climáticas, que geram consequências ao bem-estar humano e que demandam intervenções urgentes!

Com a criação dos 17ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, grandes indústrias estabeleceram metas sustentáveis para minimizar seus impactos no planeta.

Por que evitar combustíveis fósseis?

Muitas empresas ainda utilizam caldeiras abastecidas por gás natural ou outros combustíveis fósseis, uma energia não-renovável e que aumenta substancialmente a emissão de gás carbônico.

Os combustíveis fósseis são provenientes de decompostos orgânicos soterrados (fossilizados), uma vez esgotados só existirão novamente em milhões de anos, não sendo renováveis quando consideramos a escala de tempo humana, e possuem um preço variável no mercado.

Atrelado ao uso dos combustíveis fósseis, ocorre a contaminação do ar a partir de sua queima nos processos necessários para geração de energia calorifica, um problema para a saúde humana, já que durante o processo de combustão são gerados os gases CO2 (Dióxido de Carbono).

A Solução: 

Um grande passo para reduzir o envio de CO2 na atmosfera é o Outsourcing de Biovapor, a empresa preocupa-se apenas com o pagamento de consumo mensal do Biovapor, enquanto todo o projeto, execução, operação e manutenção fica por conta da Salmeron. Ou seja, todos os custos e investimentos são 100% nossos.

Com a adoção da energia limpa a partir da biomassa, é possível ter uma economia mensal no custo com o consumo de energia e obter um perfil mais competitivo e sustentável.

Mas a queima da Biomassa não emite CO2?

A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mas como este gás havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 para a atmosfera é considerado nulo, fechando assim o ciclo de renovação da biomassa (de acordo com o ciclo do carbono neutro).

Além disso, o programa está em atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS). Especificamente com os Objetivos: 7. Energia Limpa e Acessível, 13. Ação contra a mudança global do clima e 15. Vida Terrestre.

Utilizamos madeira reciclada (em muitos casos), e com isso também contribuimos com a sustentabilidade, uma vez que esses materiais seriam depositados em aterros e poderiam levar anos de decomposição.

Resultados obtidos por um Indústria de Alimentos e Higiene localizada em São Paulo, um de nossos parceiros de Sucesso: 

  • Cenário anterior: 03 Caldeiras abastecidas por gás natural.
  • Novo cenário: 01 Caldeira abastecida com biomassa, gerando 10 toneladas por hora de Biovapor. Projetada, desenvolvida e mantida pela Salmeron.
  • Redução em 90% de CO2
  •  Redução mensal no consumo de 321.896 m³ de gás natural
  • Geração de novas oportunidades de trabalho: 10 postos permanentes diretos, 20 postos permanentes indiretos e 65 postos sazonais indiretos
  • Alteração de custos nos processos de geração de vapor, recorte ( outubro/2017 a março/2018 versus outubro/2018 a março/2019) redução de R$4.174.000,00 para R$1.059,945,00. Mais de 75%do capital investido. 

Sobre a Salmeron:

Atuamos a mais de 40 anos no segmento de gestão de resíduos e reciclagem. Somos reconhecidos pelo pioneirismo na reciclagem energética, certificados pelo FSC e pelas ISO 14.001 e ISO 9001  para o mercado de energia limpa e sustentável e pelo amplo investimento em melhorias e inovações no serviço de Gestão Total de Resíduos (coleta, tratamento, reciclagem, recuperação, armazenamento, descaracterização, valorização e comercialização de diversos tipos de resíduos). Somos licenciados pelos órgãos competentes (CETESB, INEA, SEMAD, IAP).

Entre em contato conosco para ser um parceiro de sucesso na Geração de Energia Renovável.

Deixe um comentário:
*

Your email address will not be published.